Coaching FAQ – Coach Marcio Altoé

Perguntas Frequentes

Encontre respostas para
suas perguntas.

Perguntas Frequentes sobre o Coaching

1Por que as pessoas contratam um Coach? Ter um amigo ou mentor que te motive não é a mesma coisa?

As pessoas decidem contratar um Coach por todas as razões que você pode imaginar: desenvolvimento pessoal, desenvolvimento de negócios, crescimento de carreira, problemas de dinheiro, desenvolvimento espiritual, melhoria nos relacionamentos, habilidades de liderança e comunicação ... a lista continua.

O que todas essas áreas têm em comum é que muitas vezes existe uma grande distância entre onde estamos e onde queremos estar. Um Coach traz uma nova percepção para a sua situação e fornece um espaço seguro e sem julgamento para que você descubra como chegar ao ponto que deseja.

Um dos meus colegas chamou o Coaching de "facilitação do futuro". Eu adoro isso! Ele captura o que torna o Coaching tão poderoso.

Amigos e mentores são uma parte importante da nossa rede de relacionamentos e desenvolvimento. Dito isto, o Coaching comigo oferece benefícios adicionais:

  • Apoio adaptado à sua personalidade e forças
  • Foco completo em você and na sua agenda.
  • Objetividade e uma nova perspectiva sem distorções
  • Sem aconselhamentos e julgamentos
  • Orientado para o futuro, não o passado
  • Disposição para desafiar você e ajudá-lo a honrar seus compromissos com você mesmo
  • Crença profunda em seu conhecimento e capacidade de sucesso
  • Confidencialidade irrestrita (o que você me diz nunca voltará para sua família ou seu chefe!)
  • Coaches NÃO tratam distúrbios clínicos como ansiedade, depressão e dependência.

Minha especialidade é o Coaching para Jovens Empreendedores. Comigo, você encontrará um espaço excepcionalmente seguro para você processar e ter sucesso nos seus próprios termos. Você desenvolve habilidades que o ajudam a trabalhar com sua realidade, e não contra ela. Não se trata de mudar quem você é para que você possa ser outra pessoa; trata-se de entender seus pontos fortes e de confiar em eles o suficiente para deixá-los brilhar, de se tornar uma versão melhor de si mesmo.

2O que é Coaching, Coach e Coachee?

O Coach é o Profissional habilitado e preparado para conduzir uma sessão ou processo de Coaching.

O Coachee (Cliente) é a pessoa que está sendo conduzida pelo Coach (Profissional) pelo processo de Coaching.

O Coaching é a parceria entre Coach (Profissional) e Coachee (Cliente) onde acontece um processo estimulante e criativo que inspira e maximiza o potencial pessoal e profissional do indivíduo.

3Quais os benefícios que posso esperar de um processo de Coaching?

Ao longo do tempo, trabalhei com vários Coachees que trouxeram uma grande variedade de resultados. Alguns dos benefícios que eles experimentaram incluem:

  • Criação e implementação de modelo de negócio sustentável e favorável à sua personalidade
  • Melhor compreensão dos seus pontos fortes e pontos de melhoria
  • Aprimoramento da comunicação, com base no seu conhecimento, estilo e necessidade
  • Capacidade de viver e fazer escolhas de acordo com a sua personalidade
  • Aumento da autoconfiança e da compaixão
  • Diminuição do apego ao material e do medo
  • Uma vida alinhada aos seus valores
  • Um espaço seguro para analisar e planejar vários aspectos de sua empresa
  • Relacionamentos melhores com familiares, amigos e colegas
  • Aprendizado para lidar com o pensamento excessivo
  • Maior compromisso e foco para evitar a postergação e bloqueios.
4Como você realiza as sessões de Coaching?

Isso depende da distância e da preferência e é acordado no início do processo de Coaching. Na maioria das vezes, as sessões são realizadas Online, por Skype, Zoom ou outro aplicativo para videoconferência. Isso permite uma ótima flexibilidade e conveniência para Coach e Coachee.

Se você estiver na Grande Vitória, no Espírito Santo, você tem a opção de sessões presenciais no meu escritório. Eu também posso ir até você em circunstâncias especiais.

Eu trabalhei com clientes do país todo (e até mesmo residentes em outros países!), e posso afirmar, a distância não é um problema. Eu também entendo o desafio de diferentes horários e trabalharei com você para encontrar momentos para nossas sessões que sejam conveniente para ambos.

5Que tipos de pacotes de processo de Coaching você oferece e quanto custa?

Minha especialização é o Coaching para Jovens Empreendedores. Nosso programa “Profissão: Empreendedor” é um modelo híbrido de Coaching e Consultoria. O objetivo é que os clientes descubram seu próprio caminho e estratégia, com Feedback e recursos oferecidos pela minha experiência e habilidades.

O programa “Profissão: Empreendedor” contém um processo de Coaching para Jovens Empreendedores que dura 6 meses e começa com uma Sessão de Descoberta de aproximadamente 90 minutos, durante a qual avaliamos sua situação atual e objetivos, bem como priorizamos e determinamos nossas principais áreas de foco e pontos de melhoria. Depois disso, você terá duas sessões de aproximadamente 60 minutos por mês. O processo completo, inicialmente, é um contrato com 6 meses de trabalho; Após cerca de 5 meses, verificamos o progresso em direção aos objetivos e determinamos se uma extensão do processo seria benéfica.

As Sessões Estratégicas tem duração de aproximadamente 60 minutos e são altamente focadas em uma solução para um objetivo escolhido por você ou uma dificuldade que esteja impedindo o seu desenvolvimento.

As sessões Devolutivas de Coaching Assessment tem duração de aproximadamente duas horas e é realizada somente uma vez. Após a Sessão Devolutiva, caso tenha interesse no processo de Coaching para desenvolvimento de suas habilidades ou planejamento de carreira, posso conceder o desconto do valor do investimento dessa sessão.

O processo de Coaching de Carreira e Coaching de Vida dura aproximadamente 2 meses e meio e são 10 sessões semanais. Começa com uma Sessão de Descoberta de aproximadamente 90 minutos, durante a qual avaliamos sua situação atual e objetivos, bem como priorizamos e determinamos nossas principais áreas de foco e pontos de melhoria. Depois disso, você terá sessões de aproximadamente 60 minutos a cada semana.

Minhas taxas são proporcionais ao meu treinamento e experiência, bem como às taxas de sucesso do meus Coachees. Eles variam de um modelo de pagamento mensal (Processo de Coaching para Jovens Empreendedores, Coaching de Carreira e Coaching de Vida) e um pagamento único (Sessões Estratégicas e Devolutivas de Coaching Assessment).

6Qual a responsabilidade do Coach?

Em todas as interações que terei com você, atuarei com integridade, honestidade e sinceridade. Deixarei as distrações e ficarei plenamente presente. Eu vou acessar minha intuição e buscar a melhor maneira de auxiliar suas necessidades. Vou me aprofundar em seus questionamentos gentilmente e perguntei diretamente, e vou pedir sua permissão se quiser oferecer uma sugestão.

Meu programa “Profissão: Empreendedor” para Jovens Empreendedores é um híbrido de estilos, misturando um pouco de consultoria no processo de Coaching. Vou lhe fornecer apoio, encorajamento e um espaço seguro para assumir riscos. Toda a comunicação é confidencial. Cumpro os padrões éticos estabelecidos pela International Coach Federation - ICF. Se você precisar de assistência que não posso fornecer, vou recomendar para você uma variedade de opções.

7Qual é a minha responsabilidade como Coachee (cliente)?

Você deve estar comprometido com a ação e a evolução. Você precisa querer olhar mais de perto o que você está fazendo - ou não está fazendo - e fazer mudanças que irão provocar avanços. Você vem para a parceria com curiosidade, abertura e vontade de ser honesto consigo mesmo e comigo. Você precisa estar aberto para novas possibilidades e formas de se ver a si mesmo e aos que estão à sua volta. Você define a agenda e me conta o que você precisa para cada sessão. Você determina seus objetivos e prioridades. Você define sucesso para si mesmo e assume a sua responsabilidade. Você mantém seus compromissos e estará totalmente presente para cada sessão.

8Ouvi dizer que o Coaching envolve muitas perguntas. Você me daria alguns exemplos?

Você perceberá imediatamente que uma conversa de Coaching é muito diferente da que você pode ter com o melhor amigo, um parceiro ou um colega de trabalho. Em vez de oferecer conselhos ou estar pessoalmente relacionado com suas afirmações, eu vou perguntar o que os Coaches chamam de “Perguntas Poderosas". Estas podem ser abertas ou fechadas, e muitas vezes começam com "o que", "como" ou "quando" e são um convite para reflexão e exploração mais profunda das suas verdades. Aqui estão alguns exemplos:

  • Com o que você está comprometido a fazer?
  • O que você aprendeu?
  • Qual é o próximo passo?
  • Como você saberá?
  • Quando você vai fazer?
  • Quais são as suas opções?
  • O que é isto para você?
9Como eu posso saber que você é um bom Coach?

Você pode falar comigo! Ficarei feliz em ter uma conversa com você e responder suas perguntas. Clique aqui para agendar uma Sessão de Informações complementar (abre minha página de agendamento TimeDriver em uma nova janela). Você também pode ler o que alguns dos meus clientes disseram sobre sua experiência comigo.

Recomenda-se que você fale com alguns Coaches e veja com quem se sente bem, com quem se conectou. Alguém que é um bom Coach para sua melhor amiga ou irmã pode não ser um bom Coach para você. Seu Coach precisa ser alguém em quem você confia e que te faz sentir-se seguro, assim como desafiado e motivado.

A minha formação foi, principalmente, no Instituto Brasileiro de Coach - IBC, um instituto altamente credenciado e certificado pelas maiores organizações mundiais de Coaching. Participo do processo de desenvolvimento profissional contínuo como um membro ativo do Capítulo do Estado do Espírito Santo do International Coach Federation - ICF. Você pode ver mais informações sobre minha formação e constante busca de aperfeiçoamento na página sobre mim (abrirá uma nova página).

10Qual o tempo que devo dedicar ao proceso de Coaching?

Coaching tradicional: as sessões de Coaching são de 60 minutos e são duas por mês. Como o processo de Coaching tradicional não é uma "solução rápida", criei o acordo inicial de 6 meses de processo de Coaching. Na conclusão do acordo, discutiremos se queremos continuar ou se o nosso trabalho em conjunto está terminado.

Sessões Devolutivas de Coaching Assessment: estas sessões tem duração média de 2 horas e acontece somente uma vez.

Independentemente do tipo de sessão de Coaching, saiba que as sessões devem ser algo que te faça querer trabalhar e ser o seu ponto de partida para o desenvolvimento pessoal em direção ao seu objetivo. Isso inclui a implementação de seu plano de ação, registro diários, leitura, revisão de seus objetivos e confirmações de valores. À medida que você começa a integrar novos comportamentos e padrões de pensamento em sua vida, eles se tornarão novos hábitos. Mas, no início, esteja preparado mentalmente, emocionalmente e até mesmo fisicamente, para dedicar ao seu compromisso a evolução pessoal.

11Como o Coaching é diferente de terapia, aconselhamento ou consultoria?

A resposta mais curta é que o Coaching aceita onde você está agora e se concentra em olhar para a frente onde você quer estar no futuro. A maioria das perguntas que um Coaching pede começa com "O quê" ou “Como”. Terapia, aconselhamento e consultoria se concentram em sua história e uma análise de como você chegou ao seu estado atual. A maioria das perguntas que um terapeuta pergunta começa com "Porquê".

12Como faço para entrar em contato com você para fazer uma pergunta que não está aqui, ou para saber mais sobre seus serviços?

Você pode me contatar de várias várias maneiras:

Email: coach@marcioaltoe.com

Telefone: +55 (27) 99804-2861

Redes Sociais e formulário de Contato online.

Agende sua Sessão